SEGUNDA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2017    
  PT-BR
   

A importância da higiene bucal para a prevenção de doenças e manutenção do bem-estar

Publicado em 18/07/2016

Cuidar dos dentes não é apenas uma questão de estética,mas também de saúde. De acordo com a Federação Dentária Internacional (FDI), mais de 90% da população do mundo sofrerão algum tipo de doença dental em sua vida. De acordo com a American Dental Association (ADA), problemas bucais, como a doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar males inclusive para o coração e os pulmões. A cirurgiã-dentista Luciana de Oliveira Lacerda confirma a informação: "Estudos científicos mostram que as bactérias bucais podem causar doenças no coração, pulmões, nas articulações e podem ainda estar relacionadas ao nascimento de bebês com baixo peso", esclarece.

O dentista Alysson Leonardo Nunes Mello aconselha a população a se preocupar mais com a saúde bucal, pois os descuidos podem ocasionar numa gama de doenças. "A boca é a vitrine da saúde do corpo. Infelizmente, podemos colocar a saúde em risco se não visitarmos o dentista. A saúde bucal pode ter impacto sobre a saúde geral", enfatiza. A dentista e sócia-proprietária do Implante Sorriso, Raquel Alves Mesquita Araújo, completa dizendo que, por ser uma porta de entrada tão importante, a boca precisa estar sempre descontaminada. "Ela deve estar sempre protegida das bactérias patogênicas através da higiene bucal e da visita ao dentista. A saúde bucal tem muito a ver com a saúde em geral. Existem bactérias que habitam a flora bucal e se elas caírem na corrente sanguínea pode causar a endocardite bacteriana,uma doença grave", informa.

Várias doenças apresentam os primeiros sintomas pela boca. "Essas lesões e problemas na gengiva podem ser causadas por doenças como herpes, Aids, leishmaniose, sífilis, tuberculose, candidíase generalizada, diabetes, câncer bucal, entre outras. Pela boca conseguimos avaliar a saúde do paciente em geral. O dentista deve avaliar o problema e indicar a visita a um médico específico", explica Raquel Alves.

O cirugião-dentista Giancarlo Duenhas ainda ressalta que é possível detectar doenças através do hálito, gengiva, formato e desgaste dos dentes. "Por isso sempre ressaltamos que é importante a visita ao dentista regularmente. Recomendamos de seis em seis meses pelo menos, porque caso haja algum problema, certos diagnósticos terão mais eficácias num possível tratamento caso seja identificado o mais cedo possível".

Cuidados

Os cuidados diários básicos, como escovação, uso do fio dental e visita semestral ao dentista, são os principais responsá- veis pela manutenção da saúde bucal. "A escovação com creme dental deve ser feita diariamente utilizando ainda o fio dental. O enxaguante bucal é indicado apenas em certos casos, cabendo ao dentista a prescrição. A escovação tem de ser realizada três vezes ao dia e benfeita. A escova deve ser trocada assim que as cerdas se abrirem. Saber passar o fio dental é importante.Tem de entrar no sugo gengival de cada dente, seguindo a curvatura do mesmo", informa Raquel Alves.

Para a cirurgiã-dentista Michelle Cristina Vieira Soares cada paciente tem uma particularidade. "Caso ele tenha um problema periodontal, o tempo da visita diminui. Eu ligo de seis em seis meses para os meus pacientes, que ficam satisfeitos com a lembrança. Além da limpeza no consultório e das visitas, é importante realizar, diariamente, a limpeza bucal em casa. A higienização deve ser feita corretamente, principalmente à noite, porque a salivação diminui. A saliva é uma proteção natural da boca", completa.

A higienização bucal nas crianças requer cuidado redobrado, orientação e supervisão dos pais. "Eles devem monitorar e ser exemplos para os filhos na realização de uma boa higienização bucal. Nos primeiros meses de vida é importante sempre limpar com gases para retirar o resto de leite na língua, porque se torna um lixo bacteriano. Os pediatras também orientam os pais sobre esse cuidado. As crianças devem usar pasta com flúor acima de cinco anos e a quantidade da mesma na escova equivale a um grão de arroz cru e deve ser feita, pelo menos, após as principais refeições. É importante que a criança crie o hábito e tenha essa consciência da visita ao dentista.", orienta a cirugiã- dentista Juliana Dumont de Oliveira.

Alimentação

Muitos não sabem, mas ter uma dieta balanceada e nutritiva ajuda a manter tanto o corpo como a boca mais saudáveis. O grupo de alimentos composto de vegetais, frutas e cereais oferece benefícios. "A cenoura e a maçã são exemplos desses alimentos. Como são dugros, eles têm a capacidade de eliminar, durante a mastigação, os resíduos de outros alimentos que ficam na superfície dos dentes. Além disso, estimulam a salivação assim como a água", afirma Raquel Alves. Outra informação importante,segundo Juliana Dumont, é ter uma dieta com menos açúcar, especialmente para as crianças. "Temos casos de cárie de mamadeira que ocorre por falta de higienização após seu uso, mas também pelo açúcar que as mães adicionam ao leite", alerta.

Os especialistas ressaltam que a prevenção ainda é a maneira mais econômica e menos dolorosa para manter o sorriso em dia. "Ficar muito tempo sem visitar o dentista pode acumular problemas e não detectar outros que muitas vezes estão ocultos. Algumas cáries só podem ser visualizadas como auxílio do raio-X. Se o paciente demorar a tratar pode ter incômodos como dores e buracos. Por isso sempre fazemos um radiografia para checar com mais precisão", comenta a cirurgiã-dentista Michelle Cristina Vieira Soares. A saúde bucal não era uma preocupa- ção para muitos brasileiros. Ainda falta conscientização, porém, o número de pessoas que visitam o dentista aumentou. "Foi-se o tempo em que as pessoas procuravam o dentista somente quando o dente doía. Atualmente, a maioria sabe da importância de manter a saúde bucal em dia", afirma Luciana de Oliveira. Os benefícios de cuidar bem dos dentes não resultam apenas em uma boa aparência. Várias doenças podem começar pela boca ou se manifestar por ela. Por isso é importante realizar as visitas semestrais ao seu dentista, fazer a higiene bucal diariamente e consumir alimentos ricos em fibras e água.

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá | BH/MG   
(31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
desenvolvido por SITEFOX