SÁBADO, 19 DE AGOSTO DE 2017    
  PT-BR
   

A importância de levar uma vida saudável

Publicado em 20/12/2016

Não existem regras e atitudes específicas para levar uma vida saudável, mas é possível criar uma série de bons hábitos que, quando adotados com disciplina, ajudam a manter o equilíbrio mental e emocional. E esse equilíbrio, hoje, é fundamental para alcançar melhor qualidade de vida, em geral. Ter uma vida saudável não se baseia apenas em evitar doenças. É uma questão bem mais ampla, que poderíamos resumir na manutenção de uma boa alimentação e praticar atividades físicas e intelectuais com frequência, para se tornar uma pessoa mais tranquila e de bem com a vida e com seus hábitos.

Vários fatores podem influenciar na saúde. Entre eles, o relacionamento no meio familiar e no local de trabalho, a rotina do dia a dia, o estado emocional e até mesmo o espiritual. Sim, a religião pode influenciar muito também, mas não vamos nos aprofundar nesse assunto, nesta matéria. Mas, se boa parte disso não estiver harmônico, o risco de adoecer é considerável. Assim sendo, é muito importante encontrar um ponto de equilíbrio obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual.

Atividade física

Praticar atividades físicas é fundamental. Elas são essenciais para que o organismo trabalhe bem, para que haja perda de peso, redução da pressão arterial, prevenção da diabetes, controle do colesterol, além de serem benéficas para evitar doenças do coração e promoverem seu bem-estar físico e mental.

A professora de ballet da Harmonia Studio de Dança, Cristina Célia, ressalta que a frequência das atividades físicas e o sono adequado auxiliam na prevenção de doenças. Para ela, uma das modalidades de exercícios que gera vários retornos positivos é a dança: “Ela proporciona o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, fortalecimento muscular, com o ganho considerável de flexibilidade. Além disso, fornece interação social, incentiva o trabalho em equipe e oferece sentimentos de pertencimento a um grupo”. A professora ainda enumera alguns fatores para alcançar uma vida saudável: “Alimentação adequada, exercícios físicos, relações pessoais satisfatórias, oportunidades constantes de aprendizagem, realização profissional e muitos sonhos a concretizar, são essenciais para o bem-estar do ser humano.”

Equilíbrio

A região do Cidade Nova conta com diversas opções interessantes para quem quer explorar os benefícios de uma rotina mais equilibrada. De acordo com a Terapeuta Holística da franquia Acompanhar, Solange Matias, o equilíbrio é fundamental para o alcance do bem-estar: “Nós não somos somente matéria. Somos matéria, espírito e energia. Nosso corpo é a nossa casa, nosso templo e devemos cuidar dele, mantendo a energia positiva”, explica.

Muitas vezes não nos sentimos bem com nós mesmos, ficamos de baixo-astral e até meio deprimidos, talvez por conta de alguma insatisfação com o corpo, com o peso, alguma restrição específica, condição financeira, perda de alguém importante, dentre outros fatores. Procurar ajuda de um psicólogo, por exemplo, pode ser uma ótima opção.

Outro fator muito importante para uma melhor qualidade de vida é reduzir o nível de estresse. Procure ao máximo levar uma vida mais tranquila. Difícil sugerir isso nos dias atuais, pois são muitas as pessoas que têm o dia a dia bastante corrido no trabalho, na faculdade, no trânsito, na rotina diária de casa. Aliados a isso, a falta de tempo, a grande quantidade de tarefas do dia a dia e mais problemas financeiros e familiares ocasionam, frequentemente, crises de estresse. São situações comuns, mas que podem ser controladas. Além disso, o estresse pode gerar consequências físicas e psicológicas, como dores musculares e insônias.

Para a psicóloga e hipnoterapeuta, Claudia Lana, buscar um meio de vida equilibrado reduz significativamente o estresse e suas consequências: “Livrar-se do ‘lixo emocional’ é o melhor presente que a pessoa pode se dar. Aprender a desapegar-se de pensamentos ruins, deixar de cultivar mágoas, culpas e medos é algo importante para se manter equilibradamente bem. A psicoterapia ajuda o indivíduo a se conhecer melhor, conhecer suas crenças, suas fragilidades, seus ‘entraves internos’, além de se reconhecer como um ser único e especial. Dessa maneira, a pessoa consegue lidar melhor consigo mesma, reduzindo ou eliminando completamente sintomas e transtornos emocionais”, destaca.

A psicóloga do Acompanhar, Mayra Brancaglion, enfatiza a importância de se fazer o que gosta e se sentir bem: “Trabalhar com o que gosta, ter um hobby que faz sentir bem, boas relações pessoais e profissionais, estar bem resolvido e organizado, são atitudes essenciais para estar bem consigo mesmo.”

Alimentação

Eis um dos fatores mais importantes para levar uma vida mais saudável. É o começo de tudo. Mudar os há- bitos alimentares e passar a consumir alimentos mais saudáveis e dispor de uma dieta balanceada faz toda a diferença. É importante ter moderação, equilíbrio, não fazer refeições muito pesadas em horários irregulares e manter os horários certos para cada refeição.

De acordo com a nutricionista do Acompanhar, Fernanda Guide, as pessoas estão fazendo escolhas desequilibradas e sem medir as consequências: “Essa atitude faz com que elas tomem decisões erradas, inclusive na própria escolha da alimentação. O ser humano só busca ajuda quando o problema já está instalado e, infelizmente, nem sempre se pensa em prevenção. O reiki, o psicólogo e a nutricionista são os profissionais mais procurados para a prevenção da saúde e o alcance do bem-estar”, afirma.

Para o sócio-proprietário do Jah do Açaí, Gustavo Martins Fiúza, que também é formado em Educação Física, a vida saudável é a adaptação de uma rotina diária, que inclui uma alimentação equilibrada sem restri- ções absurdas, uma atividade física regular e que seja prazerosa, controle médico, além da busca constante de qualidade de vida com menos estresse e mais momentos de prazer e alegria no trabalho, com amigos e familiares: “Essa rotina é importante. É preciso fazer o que se gosta. Nós trabalhamos com açaí, então acho importante ressaltar que o açaí é um produto que dá bastante energia e tem um valor energético muito bom para as atividades do dia a dia, não só para quem pratica exercícios físicos, mas também para as demais atividades, em geral.”

Com o mesmo pensamento, a gerente do Açaí Bom D+, Mírian Schneider, afirma: “Ter hábitos saudáveis é cuidar bem da alimentação, do corpo e da mente. Aliado a uma alimentação balanceada, devemos praticar exercícios físicos, visando uma melhor qualidade de vida. O açaí é boa opção para quem deseja saciedade, por possuir elevado número de fibras e também para os atletas, por conta do grande número de nutrientes.”

Se você ainda não iniciou o seu planejamento de vida saudável, nunca é tarde para começar. O mais importante é querer e manter um equilíbrio. Esse é o melhor caminho para uma vida mais tranquila e agradável, longe de problemas e situações estressantes e desgastantes. Quando temos maus hábitos, constantemente eles nos cercam em nossa rotina, certo? O mesmo acontece quando se cria hábitos saudáveis. Eles acabam fazendo parte do seu dia a dia e permanecem em sua vida, permitindo-lhe viver com muito mais qualidade e saúde

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá | BH/MG   
(31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
desenvolvido por SITEFOX