SEGUNDA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2017    
  PT-BR
   

A importância de se levar uma vida saudável

Publicado em 21/09/2017

Não existem regras e atitudes específicas para se levar uma vida saudável, mas é possível criar uma série de bons hábitos que, quando adotados com disciplina, ajudam a manter o equilíbrio mental e emocional. E esse equilíbrio, atualmente, é fundamental para alcançar melhor qualidade de vida. Ter uma vida saudável não significa apenas evitar doenças. Trata-se de uma questão bem mais ampla, que poderíamos resumir em: manutenção de uma boa alimentação e práticas de atividades físicas e intelectuais frequentes para se tornar uma pessoa mais tranquila, de bem com a vida e com seus hábitos.

Vários fatores podem influenciar na saúde. Entre eles, o relacionamento no meio familiar, no local de trabalho e na rotina do dia a dia. Sim, a religião pode influir também, mas não vamos nos aprofundar nesse assunto aqui nesta matéria. Se boa parte desses fatores não estiverem em harmonia, o risco de adoecer é considerável. Assim sendo, é muito importante encontrar um ponto de equilíbrio, obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual.

Segundo o coaching de saúde e bem-estar, Luciano Bretas, as pessoas estão mais preocupadas e conscientes, e ter hábitos saudáveis se tornou uma tendência, pois a ideia é chegar aos 60, 70 anos de idade com saú- de para correr, brincar com os netos e ter uma vida mais ativa. “Ainda assim, grande parte das pessoas está investindo a aposentadoria em remédios, planos de saúde, hospitais e até mesmo em cuidadores de idosos. Preocupam-se tanto com a parte financeira que se esquecem de que o nosso maior patrimônio é a saúde. Basta analisar quantas drogarias são inauguradas nos bairros em comparação a sacolões e padarias, por exemplo. É cada vez menor o número de farmácias tradicionais em relação aos constantes shoppings de remédios”, analisa.

Atividade física e equilíbrio

Praticar atividades físicas é fundamental. Elas são essenciais para que o organismo trabalhe bem, a fim de que haja, além da perda de peso, redução da pressão arterial, prevenção da diabetes e controle do colesterol. Sem contar que ajudam a evitar doenças do coração e promovem seu bem-estar físico e mental. A diferença é significativa.

“A prática de atividades físicas melhora, visivelmente, o bem-estar geral, e auxilia no funcionamento do organismo. Com isso, a pessoa se torna mais feliz e saudável. Se acompanhada por um profissional graduado e competente, tudo será organizado e feito dentro de possibilidades e metas, sem exageros e com os devidos cuidados alimentares”, aponta o proprietário da Academia Sander Fitness, Fernando Sander.

Outro fator muito importante para uma melhor qualidade de vida é o equilíbrio do nível de estresse. Difícil sugerir isso nos dias atuais, pois são muitas as pessoas que têm o dia a dia bastante corrido no trabalho, na faculdade, no trânsito, na rotina diária de casa. Aliados a isso, a falta de tempo, a grande quantidade de tarefas e mais problemas financeiros e familiares ocasionam, frequentemente, crises de estresse. São situações comuns, mas que podem ser controladas. Além disso, o estresse pode gerar consequências físicas e psicológicas, como dores musculares e insônias.

Para a psicóloga e hipnoterapeuta Claudia Lana, buscar um meio de vida equilibrado reduz significativamente o estresse e suas consequências: “Livrar-se do ‘lixo emocional’ é o melhor presente que a pessoa pode se dar. Aprender a desapegar-se de pensamentos ruins, deixar de cultivar mágoas, culpas e medos é algo importante para se manter equilibradamente bem. A psicoterapia ajuda o indivíduo a se conhecer melhor, conhecer suas crenças, suas fragilidades, seus ‘entraves internos’, além de se reconhecer como um ser único e especial. Dessa maneira, a pessoa consegue lidar melhor consigo mesma, reduzindo ou eliminando completamente sintomas e transtornos emocionais”, destaca.

É evidente que nem sempre é possível obter êxito total nesse processo, por isso a importância do equilíbrio. “O equilíbrio caminha de mãos dadas com três grandes forças internas: vitalidade, lucidez e resiliência. A vitalidade traz a harmonia e a criatividade nas relações, a lucidez ancora coragem e vigor e a resiliência traz determinação. Com a chave do equilíbrio se adquire bem-estar para enfrentar quaisquer adversidades”, avalia a professora de Yoga da Equilibrium, Priscila Semeão.

É possível distinguir como a mente muda dependendo do ambiente, do hábito alimentar e das impressões sensoriais. “O corpo físico é um instrumento de percepção e expressão, por isso uma rotina saudável auxilia nas características internas e externas. O resultado é o maior entusiasmo e motivação para a realização das atividades. Uma rotina saudável possibilita uma vida verdadeiramente feliz”, completa Priscila.

Alimentação

Eis um dos fatores mais importantes para uma vida mais saudável. É o começo de tudo. Mudar os hábitos e passar a consumir alimentos mais saudáveis e dispor de uma dieta balanceada faz toda a diferença. É importante ter moderação, não fazer refeições muito pesadas em horários irregulares e procurar se alimentar nos horários estipulados.

São muitas as pessoas que estão fazendo escolhas desequilibradas e sem medir as consequências. Essa atitude faz com que tomem decisões erradas, inclusive na própria escolha da alimentação. O ser humano só tende a buscar ajuda quando o problema já está instalado e, infelizmente, nem sempre se pensa em prevenção.

A nutricionista e proprietária da Nutri Saúde, Regina Ramos, enumera alguns benefícios de se ter uma vida mais saudável: “Levar uma vida mais ativa e saudável auxilia na prevenção do surgimento de várias doenças, nas defesas naturais do corpo, melhora a qualidade de vida, além de garantir energia física, mental e mais disposição para o dia a dia”. Ela ainda ressalta a importância de uma boa alimentação: “Alimentar-se bem é ter uma alimentação variada, priorizando sempre o que é mais naturais como frutas, castanhas, verduras, legumes, carnes, peixes, ovos, sementes e grãos. É importante evitar os alimentos industrializados e processados, que apresentam grande quantidade de conservantes, sódio, gorduras e açúcares, que são prejudiciais à saúde”.

A diferença entre nos sentirmos deprimidos ou eufóricos, calmos ou ansiosos, depende, muitas vezes, daquilo que estamos ingerindo. É o que relata a nutricionista e proprietária da Dona Horta, Carla Parreira: “Isso ocorre porque os hormônios são produzidos para controlar o nível de glicose no sangue, e, conforme o equilíbrio hormonal, haverá alterações no humor. Enquanto a glicose está sendo absorvida, a pessoa sente um estado rápido de euforia, mas em seguida, após a reação exagerada da produção de insulina, ela sente depressão, apatia ou sonolência geradas pela hipoglicemia reativa”, explica. Ela completa, dizendo que muitas pessoas estão desnutridas, desidratadas e dormem mal, por isso não têm ânimo para praticar atividades físicas e ter hábitos mais saudáveis. “Quando atentamos que devemos nos alimentar bem, fazer atividade física e nos manter hidratados, nos sentimos melhor”, salienta.

O coaching de saúde e bem-estar, Luciano Bretas, afirma que as pessoas estão mais conscientes da importância de se ter uma melhor alimentação, mas que a tentação é muito grande: “Existem cada vez mais fast foods e comidas com muito mais gordura, açúcar e sal. Comemos o que gostamos e não o que convém. Então, escolhemos a comida, na maioria das vezes, pelo gosto e pagamos um preço por isso”, alerta.

Se você ainda não iniciou o seu planejamento de vida saudável, nunca é tarde para começar. O mais importante é querer e manter um equilíbrio. Esse é o melhor caminho para uma vida mais tranquila e agradável, longe de problemas e situações estressantes e desgastantes. Quando temos maus hábitos, constantemente nos deparamos com eles em nossa rotina, certo? O mesmo acontece quando se cria hábitos saudáveis: acabam fazendo parte do seu dia a dia e permanecem em sua vida, permitindo-lhe viver com muito mais qualidade e saúde. 

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá | BH/MG   
(31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
desenvolvido por SITEFOX