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A valorização do ambiente gourmet

Publicado em 12/12/2017

Os espaços gourmets são uma realidade em Belo Horizonte. Sorveterias, açaiterias e cafeterias têm aderido a esse novo estilo de ambiente, que se tornou um sucesso. Os sorvetes, açaí e cafés tradicionais continuam, mas ganharam novas formas para serem servidos.

Pensando em melhor atender os seus clientes, as sorveterias da região da Pampulha sofisticaramse e trouxeram variadas opções para suas lojas. O sócio-proprietário da Sol e Neve, Daniel Nascimento, destaca que com a gourmetização trouxe produtos diferenciados para sua loja. “Temos um mix variado de sorvetes, açaís, paletas e picolés. E, para isso, trabalhamos com taças, produtos diets e sem lactose. Um dos nossos diferenciais são as sobremesas mais sofisticadas e o self-service de açaí. Assim, o cliente pode montar da maneira que quiser, seja ele o açaí natural, o tradicional, com leite condensado ou sem adição de açúcar”, conta.

O açaí, uma das paixões nacionais, também está mais gourmetizado. Em algumas lojas, já é possível encontrar a fruta batida e servida com opções que vão muito além dos pedaços de frutas e granola. Segundo Rosaura Goulart, sócia-proprietária do Polo do Açaí, houve um aumento na procura do açaí gourmet e esse público específico tem crescido bastante. “O açaí gourmet tem sido muito solicitado pelo fato das pessoas primeiro ‘comerem com os olhos’, já que é bastante elaborado, deixando-o bem tentador”.

Cafeterias

Existem cafés para todos os gostos. A bebida possui tantos apreciadores que acabou trazendo diversas variações, sendo servida nas residências, bares e restaurantes. O café gourmet é a nova tendência nas cafeterias do Brasil.

Enquanto o café normal pode apresentar uma mistura de vários grãos diferentes ou de melhor nível, o gourmet é, geralmente, feito com o puro café arábica, o qual é considerado mais rico e apurado do que os demais.

Segundo a sócia-proprietária da A Nata do Café, Viviane Regina Favato Bárbara, as cafeterias começaram a se atentar para um café melhor, em um espaço mais aconchegante e que proporciona bem-estar aos clientes. “Trouxemos o conceito de fazer as pessoas conhecerem o que é café de qualidade. Na cafeteria, trabalhamos apenas com o café de torra média, que é mais claro. Até mesmo o nosso café coado, com o tradicional coador de pano, também é feito com o café especial. Temos como diferencial o café moído na hora, já que trabalhamos apenas com grãos e não com o pó”, esclarece.

Ela ainda ressalta que as pessoas estão se adaptando ao café mais gourmetizado. “Algumas pessoas ainda estranham o gosto do café gourmet, pois estão acostumadas com o café muito torrado, porém, a grande parte está aceitando, degustando e entendendo o diferencial do café especial”.

Seguindo a mesma linha, a sócia-proprietária da Kaffe Chez Margrethe, Simone Roncada Chaves, conta que a cafeteria tem uma concepção dinamarquesa, país no qual ela e o marido Silvio José Zulato Chaves moraram por três anos, e foi decisiva na hora de abrir o negócio.

“Sempre prezamos a qualidade dos produtos, assim como na Dinamarca, e contamos com um espaço diferenciado do que se encontra no mercado, até mesmo pelo design. Estamos em um espaço intencionalmente pequeno, pois queríamos um lugar aconchegante, como os cafés da Dinamarca, uma espécie de slow food, onde tudo é feito na hora. O nosso objetivo é trazer ingredientes finais com uma boa qualidade. O nosso café é moído na hora e temos variadas sobremesas, como tortas doces”, conta. Simone ainda reforça a diferenciação entre o café especial e o tradicional. “Hoje em dia, os cafés especiais estão tendo um ‘boom’, com um preparo com maior carinho. Mas existe a diferença no produto e que, ainda, não é totalmente reconhecido”, finaliza.

Os espaços gourmets estão, cada vez mais, em alta no Brasil e as comidas e bebidas estão mais sofisticadas. Com a chegada do verão e as altas temperaturas da estação, aproveitem para conhecer as variadas opções de sorvetes e açaís e, para os amantes de um bom café, degustem diferentes tipos de uma das bebidas mais consumidas do mundo.

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