SEXTA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2018    
  PT-BR
   

Atração turística de Belo Horizonte, Praça da Liberdade passará por grande reforma

Publicado em 06/07/2018

Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e pela Prefeitura de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade vai passar por uma ampla revitalização, que deve começar ainda neste mês de julho. O valor total das obras é de R$ 5,2 milhões e a previsão de entrega do novo espaço para a população é em novembro. As intervenções incluem a reformulação do sistema de iluminação pela Prefeitura de Belo Horizonte. Já o Iepha-MG e a Vale farão a restauração do Coreto, da estátua Ninfa e do piso da pista de caminhada, além da reinstalação das placas de monumentos e a reformulação do mobiliário, incluindo bancos e lixeiras, que será substituído por equipamentos com padrões arrojados de design.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio do Iepha-MG, a PBH e a Vale.101

Nova iluminação

A reformulação do sistema de iluminação seguirá mapeamento, diretrizes e layout definidos pela BHIP, concessionária responsável pela iluminação pública da capital. Os postes republicanos, atualmente situados na parte externa da praça, serão realocados e reposicionados na parte interna. O interior da praça passará a abrigar 60 postes republicanos, instalados de acordo com a simetria da praça e os postes já existentes.

Além dessa realocação, todas as peças – algumas danificadas pela ação do tempo ou mesmo por vandalismo – passarão por um minucioso processo de restauração, já autorizado pelo Iepha-MG.

O entorno da Praça da Liberdade receberá novos postes decorativos em aço galvanizado na cor cinza chumbo. Esses postes farão a iluminação da via pública e da pista de caminhada da praça e serão instalados nas avenidas Bias Fortes, Brasil, Cristóvão Colombo e nas ruas da Praça Mendes Júnior, Gonçalves Dias e Sergipe.

O Coreto terá iluminação de destaque pontual, com luz interna, externa da fachada e na cúpula. Além disso, as três fontes receberão luminárias de LED – duas delas com luminárias de luz “branco neutro” e a outra com luminária LED RGB –, que possibilitam a mudança de cores. As palmeiras receberão projetores LED para destaque de seus troncos  e folhas.

 A Praça da Liberdade foi construída na época da fundação da nova capital mineira (1895-1897) para abrigar a sede do poder estadual. Os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado obedecem o estilo eclético com elementos neoclássicos. Ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos e atualmente, com a mudança da sede do governo para a Cidade Administrativa, a Praça abriga um circuito cultural, com 10 espaços de referência.

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá | BH/MG   
(31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
desenvolvido por SITEFOX