SEGUNDA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2017    
  PT-BR
   

Coaching: o futuro em suas mãos

Publicado em 19/07/2017

 

Buscamos constante a realização de nossos sonhos e objetivos. Afinal, todos desejam crescer profissionalmente dentro de uma empresa ou conquistar seus anseios pessoais. A procura incessante por mudanças e pela felicidade pode se tornar mais leve e prático, por meio de um processo que vem tomando grandes proporções, no Brasil e no mundo: o coaching. Wanda Luiza Muschioni, especialista em Coach Ericksoniano, explicou que o coaching abrange diversas áreas, especialmente pessoal e profissional, e é um método de desenvolvimento humano, que utiliza metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional devidamente habilitado: o coach. “A palavra coaching, que significa treinamento, em inglês, foi utilizada, primeiramente, nos esportes pelo profissional que visava melhorar o desempenho dos atletas. Mas, com o passar dos anos, o termo foi se expandido para outros campos da vida, como o lado empresarial e particular dos indivíduos”, explica.

A finalidade do coaching é aumentar a autoestima do coachee (cliente), proporcionar a retirada do indivíduo do seu estado atual, para que, assim, atinja o potencial máximo e potencialize a chegada ao sucesso. Josilene Cordina, líder coach, afirma que o “treinador”, o coach, traça, juntamente com o cliente, um plano de ação e organiza sua mente: “O coaching foi criado especificamente para que os clientes atinjam seus propósitos. O curso não é terapia, e, sim, focado no planejamento para o futuro. Assim, por meio de uma série de ferramentas, permite que você elimine crenças limitantes que o bloqueiam, e ajusta para crenças fortalecedoras”, explica.

Esse poderoso mecanismo de resultados geralmente é confundido com processos de terapia ou afins, porém segundo especialistas da área, os métodos e a abordagem trabalhados são diferentes. A Personal & Professional Coach, Zahira Torres, esclareceu as diversas particularidades em relação à terapia ou a consultoria: “Não se pode confundir com terapia, pois a abordagem é distinta. O coaching trabalha com pessoas funcionais, além de não ter foco no passado e, sim, no presente, visando o futuro. Também não pode ser classificado como consultoria, já que não oferece respostas ou soluções prontas. Tudo isso é obtido pelo próprio cliente com as descobertas pessoais.”

 

Viver o novo

O procedimento é realizado por meio de sessões presenciais ou on-line, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. “Nestas sessões o papel é estimular, apoiar, empoderar e despertar no cliente o potencial infinito, levando-o a conquistar tudo aquilo que deseja, recriando, portanto, sua estrutura mental”, salienta Wanda Luiza Muschioni. A metodologia prestigia a estrutura racional e emocional, a fim de fomentar o desenvolvimento, o equilíbrio e a intensificação das competências pessoais e profissionais. Josilene Cordina acrescenta: “Iniciamos com uma meta que o cliente deseja alcançar e que pode abranger diversas áreas. No processo, ele sai do ponto A (ponto que está no momento) e vai para o ponto B (ponto que deseja estar).” Zahira Torres ainda complementa, dizendo que, nesse caminho a ser percorrido e realizado em parceria, a visão, o foco, o planejamento, a ação, o resultado e a melhoria contínua definem a essência do processo.

Equivalente a resultado, o coaching é um convite a viver um novo ciclo, uma nova história. “O coaching te ajudará a sair da zona de conforto para, assim, conquistar seus sonhos. No processo você vai parar de perder tempo apenas sonhando, você vai parar de procrastinar e transformará estes sonhos em realidade. Tudo isto é possível praticando ações diárias”, destaca Josilene Cordina.

“Qualquer organização ou pessoa que desejar e esteja disposta a agir para expandir habilidades e competências, concretizar projetos, sonhos e objetivos pode fazer coaching. A gente costuma falar que este processo é recomendável para todo aquele que deseja viver a sua melhor versão! Por isso, defina seu alvo, suas metas e utilize o coaching como mecanismo de êxito!”, conclui Zahira Torres. Como diria o filósofo Heráclito “Grandes resultados requerem grandes ambições” e como afirma o coach-lema do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) “Tudo o que vier é bem-vindo... Deixe que venha. Se for bom, deixe que fique. Se for ruim, deixe que vá...”

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá | BH/MG   
(31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
desenvolvido por SITEFOX