TERÇA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2019    
  PT-BR
   

Cuidados com o veículo nas férias e no verão

Publicado em 17/12/2018

Com a chegada da estação mais quente do ano, é normal que tomemos mais cuidado com a nossa saúde. Preocupamo-nos em beber mais água, em proteger a pele dos raios solares, em evitar o excesso de exposição ao Sol, dentre várias outras precauções. Então, por que não nos atentarmos aos cuidados que devemos ter com o nosso carro? No verão, a exposição do carro à maresia e ao Sol podem ser prejudiciais para os pneus, para o motor e para a carroceria do veículo.

A chegada das altas temperaturas é um convite para viagens à praia nos fins de semana ou até mesmo nas férias. Autonomia e liberdade são pontos positivos para quem tomou essa decisão, mas é necessário que algumas medidas sejam tomadas para garantir que seu veículo tenha boas condições antes de sair pelas estradas.

Para o proprietário do Brasil Centro Automotivo, Péricles Machado Lopes, é fundamental cuidar da segurança do veículo. “É possível que o carro possa estar com alguma peça que comprometa a direção, podendo provocar paradas mais bruscas. O ideal antes de viajar é levar seu carro a alguma oficina e fazer revisão, alinhamento, balanceamento e conferência da suspensão a cada cinco mil quilômetros rodados. Com isso, os pneus duram muito mais e, consequentemente, em longo prazo, é perceptível a economia no combustível”, explica.

O sócio-proprietário da GRID Automotivo, Fernando Fiuza, ressalta a importância de dar uma atenção especial aos pneus: “É de extrema importância que os pneus estejam calibrados e principalmente em bom estado. Pneus carecas, com defeitos ou remendados não devem ser utilizados em hipótese alguma. As luzes de sinalização do veículo como faróis, setas e luzes de freio devem estar em perfeitas condições, principalmente para quem irá viajar no período da noite.”

Fazer a revisão é essencial para rodar despreocupado e não sofrer com imprevistos. Já imaginou as consequências de uma parada na estrada com a família ou com amigos por causa de um problema mecânico que poderia ter sido evitado? Leonardo Santos Lemos, proprietário da ADL Bosch Car Service, enfatiza: “É necessário fazer a revisão a cada 10 mil quilômetros rodados ou anual. Antes de viajar é interessante verificar o nível do óleo, as luzes do painel, o limpador de para-brisa, as lâmpadas, os itens de segurança como a buzina, o estepe e o macaco e se os pneus estão calibrados.”

Como prevenir

Uma das principais reclamações dos motoristas é que a revisão do carro é muito cara. Porém, em longo prazo, esse tipo de manutenção tem a tendência de ser mais barata do que uma manutenção corretiva. Isso deve ser uma tarefa frequente e não somente antes de percorrer longas distâncias. Para Daniel Luiz, gerente da BG Pneus, uma das principais causas de acidentes é a falta de checkups. “A manutenção preventiva é uma forma eficaz e econômica de manter seu veículo em bom estado, evitando que problemas mais sérios acabem acontecendo. O ideal é sempre fazer um checkup, visando pneus, lâmpadas, suspensão, sistema de arrefecimento, óleo, balanceamento e alinhamento. A falta de uma boa revisão pode colocar em riscos sua vida e a de terceiros”, enfatiza.

O proprietário da Centro Automotivo Ricar, Ricardo Wallace Impellizieri, afirma a importância de entender que o carro é um bem de consumo e precisa ser bem cuidado: “A preocupação com a manutenção do carro não deve ser feita apenas antes de viajar, mas permanentemente. Muitos veículos estragam e causam acidentes nas estradas pela falta de atenção do condutor. É importante manter as revisões de acordo com o fabricante do carro e não deixar acumular problemas.”

Sabendo de tudo isso, está na hora de levar seu veículo a uma oficina de confiança e fazer uma boa revisão, pedindo sempre para que o profissional explique os detalhes. Assim você garantirá uma viagem segura e livre de problemas! (Fabiano Lana)

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá | BH/MG   
(31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
desenvolvido por SITEFOX