SEGUNDA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2018    
  PT-BR
   

Dedicação ao trabalho e força de vontade para vencer em meio à crise

Publicado em 27/02/2018

Equilibrar o dia a dia do trabalho com o acompanhamento da família e a educação dos filhos, planejar as atividades de lazer, saúde e bem-estar sem perder o foco no desenvolvimento profissional são os maiores desafios de quem deseja fazer carreira, principalmente em setores dinâmicos. No entanto, as principais oportunidades existem para quem tem perseverança, disciplina e capacidade de inovar.

Para isso é preciso estudar, formular estratégias, conhecer bem o ambiente e, acima de tudo, manter a dedicação como parte da rotina. Os profissionais que conseguem superar expectativas e alcançam o sucesso profissional são aqueles que cumprem as funções inerentes ao seu cargo com maestria e, ainda, oferecem algo a mais dedicando-se, de fato, ao trabalho.

Pensando nisso, a equipe do Jornal Jaraguá em Foco foi em busca de profissionais e empreendedores da região da Pampulha que são referências de dedicação, que se sobressaem em sua atividade, inclusive trabalhando muitas horas por dia e ainda, mesmo com dificuldades, conciliam essa jornada com a vida pessoal.

Sobressair em meio à crise

A economia brasileira passou, nos últimos anos, por uma brusca virada, saindo de um boom econômico para uma profunda recessão. Nesses tempos mais difíceis, muitos profissionais se viram em situações mais complicadas, em que muitos empreendimentos fecharam. Mas há quem consiga se sobressair em meio ao caos. Claro que, para isso, foi necessária uma dedicação ainda maior não só no que se refere à experiência, como também em tempo trabalhado.

Segundo o Master Coach & Business, André Bax, que acompanha muitos empresários, a inexperiência na gestão tem sido a principal causa para que as empresas fechem as portas. “Para ter um bom negócio, não bastam dinheiro, produto e vontade de empreender. Também é preciso arregaçar as mangas, dedicar-se mais ao negócio e à busca de informação e conhecimento”, explica.

Na região da Pampulha, muitos comerciantes enfrentaram a crise com muito amor pelo trabalho. Robson Carlos Barbosa, gerente da barbearia Mr. Barbosa, destaca o que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. “Dedicação ao trabalho e amor pela profissão, por tudo o que faço. Acredito que esse seja o diferencial. Quando colocamos amor à frente dos nossos objetivos, o trabalho vai além do que esperamos. Sentimo-nos lisonjeados de ver a nossa obra. No meu caso, trabalho com a arte, que é moldar um cabelo com precisão”, ressalta.

A proprietária do Instituto de Beleza Skekinah, Vanice Aparecida Francisco, também destaca a dedicação como fator primordial para que as coisas deem certo no trabalho. “A área da beleza está crescendo cada vez mais. Já tenho o meu salão há 12 anos e estou sempre buscando conhecimento para proporcionar o melhor aos meus clientes. Então, procuro sempre me aperfeiçoar, buscar novas técnicas e ver o que posso melhorar”, afirma. Perguntada sobre a crise financeira dos últimos anos, ela foi enfática: “Não me afetou tanto pela minha dedicação. Mas espero que melhore, pois está todo mundo passando por uma dificuldade maior nesse tempo”.

O mesmo pensamento é compartilhado pelo chef Ozeas Gonzaga, proprietário do restaurante Casa do Chef. O fato de ele acreditar em seu trabalho e querer dar uma condição melhor à família o faz ser incansável. “Minha dedicação faz parte da minha determinação. Sei bem onde quero chegar e quais os meus objetivos. Isso me motiva a trabalhar e a me dedicar cada vez mais. A maior motivação é fazer o que se gosta”, afirma.

Já a proprietária do Ateliê Trapinhos Consertos de Roupa, Maria Aparecida Dante Cruz, exerce mais de uma função. É Presidente Estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul há oito anos e lidera um bazar beneficente permanente no bairro Jaraguá, onde tudo que é recebido é destinado à caridade. “O bazar funciona todos os dias, então me dedico em tempo integral a ele. Sem contar com outros trabalhos que tomam boa parte do meu tempo, inclusive finais de semana. Mas graças a Deus esses trabalhos conseguem ajudar muitas pessoas”, conta orgulhosa.

Construção de uma carreira

Construir uma carreira exige muito trabalho, resiliência, disciplina e paciência. São tantas as dificuldades e os obstáculos no caminho e sempre tem aquele momento em que, cansados, ficamos tentados a “chutar o balde”. O desânimo e os constantes desafios, de fato, atrapalham e dificultam a conquista dos nossos objetivos. Mas a forma como encaramos essas experiências faz grande diferença para não nos deixarmos abater e continuarmos perseguindo os nossos sonhos.

Josilene Cordina, coach pela Sbcoaching e Líder Coach pela Organização Cóndor Blanco Internacional, conta que, em 2015, tomou uma importante decisão na vida profissional. “Tinha um sonho de viver a minha missão de vida, que é ajudar as pessoas a descobrir, desenvolver e seguir sua vida com muita paixão, construindo uma vida pessoal e profissional com sentido, felicidade e propósito. Hoje atuo apenas com o coaching. A jornada continua, é de muito trabalho, mas empreender é sempre um grande desafio”, esclarece.

O começo de uma nova jornada traz, muitas vezes, insegurança. Medo de não conseguir conciliar com a vida pessoal, de não conseguir sobreviver no mercado. “Quando decidimos trabalhar com o que amamos, conciliar vida pessoal e profissional torna-se leve, porque seu trabalho rende muito mais e você não sente o desgaste de quando não está motivado. Você realiza suas atividades com mais clareza nas suas ações e decisões”, reforça Josilene.

Comprometimento

Para a advogada, economista e perita judicial, Luciana Nogueira, é pelo trabalho e o estudo árduo que fazemos aquisições intelectuais e materiais. “Cresci aprendendo que devemos ser comprometidos com a profissão que escolhemos. Às vezes precisamos abdicar das férias e dos finais de semana. Lembro de meu pai sempre trabalhando e estudando pelas madrugadas. Ter momento de lazer é necessário, principalmente pela profissão, que exige um trabalho mental constante, mas quando o trabalho aperta, precisamos nos recolher”, explica.

O sócio-proprietário da Casa de Carnes Aguiar, Juan Peres Aguiar, ressalta que o segredo do sucesso da consolidação da sua marca, que completou 30 anos em 2017, é estar sempre satisfeito com o que está fazendo. “Quando saio de casa para trabalhar não penso que estou me sacrificando, pois sinto prazer pelo que faço. Um dos segredos da consolidação de uma marca é estar satisfeito sempre com o que se está fazendo. A maior satisfação de um comerciante é ver seu comércio bem, gerando empregos e fazendo com que o bairro cresça sempre mais”, ressalta.

O caminho do sucesso não é nada fácil, mas, com certeza, é bastante recompensador. Os comerciantes da nossa região são alguns dos exemplos de dedicação ao trabalho, mesmo em tempos tão complicados. É fundamental investir em si próprio e no desenvolvimento de habilidades, competências e características de bons profissionais. Que os próximos dias sejam inspiradores e promissores para todos!

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá | BH/MG   
(31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
desenvolvido por SITEFOX