DOMINGO, 15 DE DEZEMBRO DE 2019    
  PT-BR
   

Em que momento chamar o SAMU?

Publicado em 21/01/2019

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) está disponível para toda a população em momentos de urgência e emergência e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Porém, muitas vezes, grande parte das chamadas recebidas não são destinadas ao serviço. Por isso, é importante saber em quais situações devemos acionar este serviço.

A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel, e o serviço reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que podem prestar socorro em emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental para a população em qualquer lugar, seja na residência, no local de trabalho ou em vias públicas.

Ao ligar, o cidadão é atendido por um profissional treinado na Central de Regulação Médica de Urgência, que fará perguntas para iniciar o socorro. Essa conversa permite que o médico regulador preste as primeiras recomendações sobre o socorro, ainda pelo telefone, enquanto a pessoa aguarda a chegada da ambulância, o que reduz o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

Portanto, ao ligar para o 192, é importante tentar responder a todas as perguntas solicitadas com calma, mesmo que seja difícil, e não desligar o telefone até a liberação do médico regulador.

 

Quando chamar o atendimento de emergência:

 

* Problemas cardiorrespiratórios

* Intoxicação

* Queimaduras graves e choques elétricos

* Ocorrência de maus-tratos

* Trabalhos de parto

* Crises hipertensivas

* Acidentes com produtos perigosos

*Transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte     

 

.Matéria publicada na edição 108 do Jornal Jaraguá em Foco

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Orozimbo Nonato, 595 - Dona Clara | BH/MG   
(31) 2552-2525 / 3441-2725 / 99998-8686
desenvolvido por SITEFOX