SEGUNDA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2017    
  PT-BR
   

Erros que não se deve cometer em uma entrevista de emprego | Josilene Cordina

Publicado em 30/05/2017

Sabemos que a maioria das pessoas quando vão a uma entrevista, normalmente ficam um pouco ansiosas, essa ansiedade e muitas vezes até medo atrapalham o processo. Tente encarar com tranquilidade, afinal se chegou até essa etapa, encare com naturalidade a oportunidade.

Numa entrevista tem perguntas que normalmente todo recrutador faz, portanto, ir preparado para elas facilita e certamente pode deixar o candidato mais tranquilo. Para te ajudar nesse momento importante, segue abaixo os erros mais comuns que acabam eliminando o candidato do processo seletivo.

Vamos começar pela impontualidade - Numa entrevista de emprego seja pontual. Se organize, veja o percurso, analise antes o tempo do trajeto, e já defina os meios de transporte para chegar lá, utilize dos recursos tecnológicos, o importante mesmo aqui é ser pontual. Caso chegue muito tempo antes, aproveite esse tempo para relaxar e revisar seu currículo.

Falar mal da empresa atual ou anterior - Evite falar mal da empresa que você trabalha atualmente ou da empresa que tenha trabalhado anteriormente, não causa boa impressão, aos olhos dos recrutadores isso pega muito mal.

Não saber nada sobre a empresa - Não saber é uma falta grave, essa ação demonstra falta de interesse e comprometimento. Quando for convidado para uma entrevista uma das tarefas a serem feitas é conhecer a empresa. Saber qual o ramo, qual a missão, valores, objetivos, leia sobre a concorrência, história da empresa. Hoje temos essas informações facilmente pela internet. A minha dica aqui é: sempre que for convidado a uma entrevista, se prepare para ela, cause boa impressão ao entrar e também ao sair.

Não saber seus pontos fracos e fortes - Convenhamos né, essa é uma pergunta bem clássica e demonstra autoconhecimento. Se conheça, tenha conhecimento de no mínimo 3 pontos fortes e 3 pontos fracos. Fale a verdade, é importante se conhecer mesmo para responder essa pergunta e vamos lá todos nós temos pontos fortes e pontos fracos. Se prepare para essa perguntinha que normalmente é abordada nos processos seletivos.

Não estar com roupa adequada - Vamos lá esse também é um dever de casa importante para fazer antes de qualquer entrevista, quando estiver pesquisando sobre a empresa, veja o traje que os funcionários usam, nem todas as empresas vão te exigir um terno, tailleur, e dependendo do local da entrevista não é viável o salto alto. Sabendo um pouco da cultura da empresa, onde será a entrevista, você já consegue definir a roupa adequada. Se puder e tiver tempo até sugiro que vá em frente a empresa e veja os funcionários ao chegar ou no horário de almoço, observe como os funcionários se vestem. E vamos lá não exagere no perfume.

Não estar preparado para falar sobre seu histórico profissional - A sua experiência profissional é muito importante num processo seletivo, portanto, treine antes e quando lhe perguntar tenha firmeza no que diz e assertividade, aproveite esse tempo para falar das suas competências, experiências, sucessos alcançados e desafios enfrentados isso vai enriquecer sua entrevista e passar segurança para quem esta entrevistando. Aconselho ter total conhecimento de tudo que colocou no seu currículo.

Falhas na Comunicação - Na hora da entrevista nada de tagarelar demais, falar demais numa entrevista não tem necessidade alguma. Nesse momento não é necessário você tentar contar a história toda da sua vida. O correto e adequado são as respostas congruentes e objetivas, respondendo sempre o que foi lhe perguntado, portanto, foco nas perguntas. Cabe aqui ressaltar que falar pouco também não é o ideal, de fato também é complicado você fazer uma pergunta e ouvir como resposta duas a três palavras. Aqui vale ter bom senso. Responder sempre as perguntas de forma breve, honesta e objetiva. Vale ressaltar a importância da comunicação não verbal, mantenha uma boa postura corporal e controle o tom da voz.

E lembre-se o recrutador não esta lá para ferrar com você, ele esta apenas em busca do perfil certo para aquele cargo.

Espero que o artigo tenha sido válido para você. Sucesso nas suas entrevistas de emprego.

 

Josilene Cordina – Administradora, formação pela Puc/MG. Personal &Professional Coach, formada pela Sbcoaching. Líder coach pela Organização Cóndor Blanco Internacional. 

Especializações: Mentoria para Liderança, Planejamento de Carreira, Transição de Carreira, Recolocação e Planejamento Financeiro.

e-mail: josilene.cordina@hotmail.com

site: http://ocoach.sbcoaching.com.br/josilene-cordina

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá | BH/MG   
(31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
desenvolvido por SITEFOX