QUARTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2018    
  PT-BR
   

Expectativas para a educação nos próximos anos

Publicado em 03/10/2018

Uma pergunta que muitas pessoas estão fazendo neste ano é: como será o nosso futuro diante de um cenário tão complexo em nosso país? Qual será a nova base governamental? O que será feito de positivo para o Brasil? E como será o investimento em nossa tão importante educação? Será que haverá prudência para “arrumar a casa” e acertar o passo enquanto os governantes resolvem questões como: a reforma e a base curricular do Ensino Médio; a grave situação das universidades públicas, à beira de um colapso; a falta de qualidade das escolas públicas; a carência de investimento no Ensino Fundamental; a desvalorização do magistério; e a necessidade de profissionalização da gestão na área educacional?

Muito há para se mudar na educação e se adequar à nova realidade e à diversidade dos alunos. Os estudantes hoje estão mais atentos à gestão da própria aprendizagem. Atualmente, os processos são mais interativos, personalizados e motivadores. Por outro lado, são muitas as crianças e os jovens que não desenvolvem, ao longo da vida escolar, as competências mínimas essenciais de leitura, interpretação de texto e raciocínio matemático.

Cenário da educação

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Dona Clara, Gláucia Valéria Neves, mesmo em um cenário de tantas incertezas, é preciso acreditar que a educação é a solução para o desenvolvimento de um país. “Com a perspectiva de mudança de governo, vem junto expectativas de mais investimentos na educação brasileira. Buscamos um cenário em que a educação seja prioridade e que realmente se faça investimentos nesse setor e nos ajude a recuperar a esperança. Preocupamo-nos em oferecer educação de qualidade, pautada em valores e ética. A conscientização e o diálogo com os jovens, sobre o contexto histórico e social do país, e a importância de seu papel na sociedade, contribuirá para que as mudanças que almejamos se concretizem”, destaca.

O diretor do Sistema Piaget de Ensino, Sérgio Pinheiro Caldas, acredita que é preciso entender as dificuldades diárias da educação e buscar soluções para a falta de qualidade para proporcionar condições à população de ter um ensino de qualidade tanto nas escolas públicas como nas particulares. Ele idealiza: “O jovem hoje deveria ser mais interessado nesse processo de mudanças, afinal, a reviravolta tão esperada demorará anos para surtir efeitos. Por isso, nos preocupamos em dar-lhes uma boa educação e orientação para que sejam pessoas corretas e atuantes no futuro. Assim, poderão olhar para a nossa história e saber que foram parte da transformação de um ‘novo Brasil’ mais seguro, justo e igualitário.”

Já a Diretora do Colégio Batista – Unidade Castelo, Christiane Silva, acredita que um passo fundamental é a formação socioemocional. “Desde pequenos os estudantes têm oportunidades de conhecer e exercitar no dia a dia virtudes de caráter que refletem de maneira positiva em seu comportamento e convivência com o outro e com o ambiente. Dessa forma, entregamos para a sociedade jovens preparados para além dos conteúdos acadêmicos, pessoas preparadas para a vida, que farão grande diferença como cidadãos, conscientes de sua responsabilidade, participativos, ousados e proativos”, analisa.

Conscientização

Denise Campos Duarte é diretora pedagógica do Centro Educacional Iza Rizzotti. Ela espera que a educação no país seja de fato priorizada. “Que os jovens, ao optarem pela carreira do magistério, tenham orgulho de dizer que serão educadores, com a consciência da diferença que poderão fazer na vida dos alunos que passarem por eles. A partir da educação tudo pode mudar. Tem de haver solução e mudança! E a nova geração tem grande potencial para fazer com que o nosso país nos dê orgulho de dizermos que nascemos nesta pátria”, ressalta.

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá | BH/MG   
(31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
desenvolvido por SITEFOX