SEGUNDA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2019    
  PT-BR
   

Importância e benefícios de uma alimentação saudável

Publicado em 09/09/2019

Para corresponder ao ritmo acelerado da vida moderna, a alimentação tornou-se cada vez mais industrializada. Bolachas, sanduíches de fast food, bebidas engarrafadas... tudo vem embalado e pronto para comer no intervalo entre os compromissos. Assim, alimentos pobres em nutrientes passam a ser a principal fonte de energia para o corpo e, quanto mais o tempo passa, mais difícil é quebrar esse círculo vicioso.

Estudo divulgado por pesquisadores da UNICAMP revela que houve um aumento de cerca de 400% no consumo de alimentos industrializados. Essa mudança de hábito foi associada à urbanização e à maior frequência de refeições feitas fora de casa. Algumas doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto têm aumentado em todo o mundo, e esse índice está diretamente ligado à redução dos padrões alimentares e ao consumo exagerado de alimentos ultraprocessados desde a pequena infância.

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira está acima do peso, mas, apesar disso, as pessoas sabem da importância de ter uma alimentação mais saudável.

De acordo com Regina Ramos Esteves Carvalho, nutricionista e proprietária da Nutri Saúde, os brasileiros estão mais atentos ao assunto. “As pessoas estão mais conscientes da importância de ter uma dieta mais balanceada e conhecer um pouco mais sobre os alimentos naturais, além, é claro, de se preocuparem com a sua saúde. Acredito que isso se deve à grande divulgação pelos meios de comunicação e à maior abordagem do assunto”, afirma.

Conceito

Alimentação saudável é aquela rica em todos os nutrientes de que necessitamos, entre eles, vitaminas, minerais, carboidratos, proteína de fácil digestão e gorduras boas. Alimentação saudável é aquela baseada em alimentos “de verdade”, alimentos in natura ou minimamente processados, que não possuam rótulo, ou, se possuírem, não estão incluídas ali palavras que mal conseguimos pronunciar.

Os alimentos industrializados causam vários malefícios, por exemplo: descalcificam ossos e dentes, afetam as funções gastrointestinais, aumentam o nível de colesterol no sangue e engordam. Além disso, possuem uma alta concentração de conservantes, corantes e aromatizantes, que são responsáveis por vários distúrbios orgânicos e hormonais em nosso organismo, como falta de concentração, energia e disposição, e, principalmente, se consumidos com muita frequência, são responsáveis pelo aparecimento de doenças, como câncer e depressão.

A alimentação equilibrada, ao contrário da industrializada, é fator importante para a saúde e consequentemente para a qualidade de vida das pessoas, pois tem influência direta no seu bem-estar físico e mental. “Os principais benefícios são o ganho de saúde e a longevidade. A alimentação saudável atinge a base do funcionamento do corpo, ajudando-o a ter seus recursos próprios de equilíbrio, sendo assim, usamos menos medicamentos, produzimos mais neurotransmissores favoráveis à saúde física e mental. É colocar o combustível certo na máquina”, comenta a esteticista e empresária Fabiana Coelho de Oliveira.

Conscientização

Para Pedro Lacerda Merlo, proprietário da Aloha Poke Brasil, os benefícios de manter uma boa alimentação são inúmeros. “As pessoas realmente estão mais conscientes em relação à saúde. Alimentar-se de forma saudável aumenta a qualidade de vida, a disposição e traz uma sensação de bem-estar. Além de tudo isso, ainda auxilia da melhor maneira no funcionamento do nosso corpo”, esclarece.

É preciso entender que cada indivíduo possui suas peculiaridades. Algumas pessoas têm como objetivo o emagrecimento, outras, o ganho de massa muscular, enquanto há aqueles que desejam manter o peso, porém, trocando uma parte da gordura por músculos. Para cada finalidade existe um plano alimentar específico, por isso é importante procurar um nutricionista antes de começar a mudar sua alimentação.

A nutricionista Ázula Narayama também reforça que, a cada dia, mais pessoas têm se preocupado em seguir uma refeição saudável. “Muitos clientes me procuram com o objetivo de se reeducar, melhorando sua própria alimentação”, informa. Além do aperfeiçoamento estético, há ainda alguns benefícios evidentes para aqueles que conseguem ter uma constância alimentar. “O aumento da disposição física e mental, o progresso do funcionamento intestinal, a melhora da qualidade do sono e o aumento da produtividade no dia a dia são alguns dos principais benefícios de ter uma alimentação balanceada”, conclui.

É comprovado que ter uma rotina é a melhor maneira de manter o funcionamento do seu corpo de forma adequada. E ter uma alimentação saudável só traz benefícios para o corpo e para a mente. Manter uma dieta pode parecer difícil, mas é uma questão de hábito. É importante ressaltar que ao longo do tempo as necessidades nutricionais sofrem alterações de acordo com a idade, o estilo de vida e o metabolismo. Para seguir uma dieta ideal, de acordo com o seu perfil, procure um endocrinologista e um nutricionista. Alimente-se corretamente, cuide do seu corpo e viva mais e melhor! (Fabiano Lana e Fabily Rodrigues)

 

Dicas para uma alimentação saudável

01. Não faça uma alimentação baseada em somente um tipo de alimento ou nutriente. Coma de tudo um pouco.

02. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, não pule nenhuma das refeições.

03. Coma diariamente duas frutas. Prefira sempre as da época.

04. Tenha o hábito de ler os rótulos. Saiba o que está consumindo.

05. Evite os alimentos ultraprocessados e prefira alimentos ricos em fibras, como legumes e verduras.

06. Respeite o horário das refeições e mastigue devagar.

07. Ingira bastante água durante o dia.

08. Não durma logo após as refeições e não ingira alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Orozimbo Nonato, 595 - Dona Clara | BH/MG   
(31) 2552-2525 / 3441-2725 / 99998-8686
desenvolvido por SITEFOX