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Marketing para profissionais da saúde: como atrair mais pacientes?

Publicado em 23/08/2019

 

A história mudou. Com o surgimento da internet e o fortalecimento das redes sociais, conquistar novos clientes para profissionais de saúde se tornou um desafio. Aplicativos para agendamento de consulta estão cada vez mais ganhando espaço, e toda a lógica para o relacionamento profissional/paciente tem mudado - e muito. 

Pensando no papel que as redes têm nos dias de hoje, e na capacidade de usuários produzirem conteúdo digital, é visível o quanto fazer marketing para a saúde pode gerar resultados grandiosos, se feitos de forma assertiva.

É importante entender:

  • Onde está o seu público alvo? No Instagram, Facebook, LinkedIn? Em todos?
  • Qual sua disponibilidade para se dedicar a planejar e produzir publicações?
  • Quanto você pode investir nisso? Para links patrocinados, ferramentas de ativação de seguidores, etc.
  • Quais são os seus objetivos com esse trabalho?

A partir dessas respostas, seu planejamento precisa seguir as seguintes orientações:

Seu conteúdo precisa ser interessante e relevante para o público que pretende alcançar. Por exemplo: você pode falar sobre a importância de uma alimentação saudável numa série de publicações, em vez de publicar somente preço e telefone para sua consulta.

  • O serviço que você oferece precisa ter algum diferencial, seja no relacionamento com os internautas, seja o preço, a localização, promoções, etc.
  • Suas redes devem almejar novos clientes mas, também, fidelizar os que já estão com você.

Reiterando, é extremamente necessário pensar que o marketing feito por esses canais precisa ser relevante e não apenas comercial. O enorme número de propagandas que aparecem em todas as abas por onde passamos cria um campo minado de venda, que soa como spam e/ou os usuários ignoram, pulam anúncio, etc. Marketing relevante, nesse caso, é a produção de conteúdo por meio de um funil de vendas que funciona da seguinte forma:

 Descoberta: atrair novos clientes por meio de informação relevante (posts, blog, campanhas online, etc).

  • Conversão: encaminhá-los para conhecerem melhor seu trabalho (landing pages, formulários, etc).
  • Relação e venda: Estreitar os laços com os possíveis clientes (email marketing, por exemplo) e abordá-los com a venda no momento certo.
  • Fidelização: Analisar os resultados para traçar novas estratégias.

 Também é importante ter em mente que todo trabalho de comunicação exige esforço e organização, ou seja, o planejamento deve ser seguido à risca e com regularidade, tendo em vista que soluções digitais demandam certo tempo, então seus novos clientes tendem a aparecer a médio prazo.

 Na hora de redigir o seu post, você precisa se fazer as seguintes perguntas:

[ ] Você gerou sua Persona? 

[ ] A introdução está adequada?

[ ] Você criou título e intertítulos?

[ ] A padronização dos parágrafos está correta?

[ ] RELEIA O TEXTO.

[ ] Você usou gerador de palavras-chave? EXx: neilpatel.com/br/ubersuggest/

[ ] O texto foi desenvolvido de acordo com o título da pauta padrão?

[ ] A linguagem estava adequada à persona?

[ ] Passou o texto no corretor ortográfico? languagetool.org/pt/

[ ] RELEIA O TEXTO.

[ ] Existem muitas palavras repetidas?

[ ] RELEIA O TEXTO.

[ ] O conteúdo foi aprovado na ferramenta para detectar plágio? plagiarisma.net/pt/ .

[ ] Qual o Call to Action no final do post?

[ ] O Call to Action está levando para site, e-mail, telefone, blog ou outras mídias sociais?

 

Gostou? A Em Foco Mídia é especializada, também, em soluções em marketing de conteúdo para as redes sociais e sempre disponibilizamos materiais para fazer seu negócio crescer. Temos um método inovador que concilia proximidade com nossos clientes e automatização dos processos.

 

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