DOMINGO, 23 DE SETEMBRO DE 2018    
  PT-BR
   

Prefeitura vai retomar tratamento da água da Lagoa da Pampulha

Publicado em 06/09/2018

(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press )

Depois de cinco meses de encerramento do contrato que garantiu por dois anos o uso de dois produtos para reduzir os níveis de cinco índices que medem a poluição na Lagoa da Pampulha, a Prefeitura de Belo Horizonte vai retomar esse procedimento. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dessa quarta-feira, 05 de setembro e anunciada pelo prefeito Alexandre Kalil e pelo secretário de Obras e Infraestrutura Josué Valadão, que visitaram as obras de urbanização das vilas São Tomás e Aeroporto, no limite das regiões Norte e Pampulha. 

Segundo o secretário, a PBH desenvolveu um parecer técnico e jurídico para declarar a inexigibilidade de licitação para recontratar o consórcio por mais um ano. Josué Valadão admitiu pela primeira vez que os cinco meses decorridos desde o fim do uso dos produtos para limpeza do espelho d'água fez com que os cinco parâmetros medidos para enquadrar a água da Pampulha na Classe 3 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) extrapolassem esse limite, principalmente para o nível do elemento fósforo, que puxou os demais medidores. Por outro lado, ele afirmou que foi necessário que a PBH desenvolvesse um parecer bem embasado, que permita a continuidade do tratamento já licenciado pelo Ibama e com efetividade comprovada.

A expectativa é que ainda neste mês os trabalhos voltem a ser realizados na lagoa, completando a trinca de atividades que fazem parte de uma espécie de condomínio: retirada de lixo, desassoreamento do lago e limpeza do espelho d'água com o uso de biorremediadores. 

Enquanto no contrato anterior foram gastos cerca de R$ 18 milhões por ano, na nova contratação a PBH conseguiu reduzir o gasto por ano para R$ 16 milhões – exclusivamente para o serviço de aplicação de produtos para reduzir a poluição –, sem contar os gastos de remoção de lixo sólido e retirada de sedimentos do fundo do lago urbano.

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá | BH/MG   
(31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
desenvolvido por SITEFOX