SEGUNDA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2019    
  PT-BR
   

Trânsito e celular: uma dupla que não combina

Publicado em 16/10/2019

O trânsito intenso da maioria das cidades é a causa de acidentes graves no Brasil. Todavia, ser um lugar de perigo constante não impede que muitas pessoas, que levam vida acelerada, usem justamente o momento em que estão a dirigir para também realizarem outras tarefas como a de usar o celular para enviar e receber mensagens, atender ou receber chamadas.

O hábito de enviar mensagens enquanto dirige, por exemplo, infelizmente é frequente no cotidiano da população. Bate-papo com amigos, resolução de pendências de trabalho ou simplesmente passar o tempo em aplicativos é muito comum na vida dessas pessoas. E muitos ainda têm uma ideia errônea de que agindo assim estarão diminuindo a tensão do trânsito.

Os motoristas precisam se conscientizar de que atitudes como essas podem tirar sua atenção. Segundo especialistas, esse é um processo que se torna mais perigoso do que dividir sua atenção entre falar no telefone e prestar a atenção no tráfego.

Por outro lado, o perigo das conversas por meio de mensagens aumenta principalmente pelo fato de os motoristas acharem que, por ser uma maneira rápida e dinâmica de conversar, não irá prejudicar em nada sua atenção no trânsito. É justamente por pensarem assim que os riscos aumentam. As estimativas de acidente e morte no trânsito dizem tudo. Basta pesquisar para conhecer números alarmantes em todo o país.

Direção defensiva

Além de ser uma infração de trânsito, enviar mensagens enquanto dirige divide a atenção de tal forma que, ainda que o motorista use toda sua habilidade com a direção defensiva para desviar de algo, haverá uma chance considerável de ocorrer um acidente. As ruas são cheias de imprevistos e obstáculos. É constante, muitas vezes, a necessidade de parar o carro completamente ou desviar da rota por motivos diversos, incluindo acidentes, freadas bruscas, buracos e carros com problemas na pista. Fazer isso sem levar em conta toda atenção pode acabar em fatalidade.

Só há uma maneira de resolver isso. Sendo necessário usar o celular, procure um local seguro e pare o veículo. Assim não haverá riscos de acidentes ao querer otimizar seu tempo e resolver problemas.

REDES SOCIAIS

NOSSAS PUBLICAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

Rua Orozimbo Nonato, 595 - Dona Clara | BH/MG   
(31) 2552-2525 / 3441-2725 / 99998-8686
desenvolvido por SITEFOX