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A importância de dormir bem e os cuidados necessários com o sono


Dormir bem é essencial para a saúde e para um dia de mais qualidade e disposição. No entanto, a insônia parece atingir um número crescente de pessoas, principalmente nos tempos atuais, quando o advento da internet faz com que grande parte da população não consiga desconectar-se do universo externo para ter uma boa noite de sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos brasileiros sofrem de insônia, ante uma média mundial de 45%. De acordo com o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, neurologista, médico do sono e presidente da Regional Minas Gerais da Associação Brasileira do Sono, Rogério Gomes Beato, essa tendência realmente se observa na vida moderna. “Os problemas de sono sempre existiram, mas têm aumentado nas últimas décadas. Vários fatores têm contribuído para esse aumento, como a quantidade excessiva de informações e o crescimento das cidades, com o excesso de iluminação e o funcionamento da sociedade com atividades durante 24 horas do dia, nos sete dias da semana. Muitas pessoas não têm tempo para dormir adequadamente”, analisa. O especialista ainda relata que não há estudos em profusão que possam comprovar causas genéticas para a insônia, mas que algumas pessoas têm, sim, uma predisposição para dormir mal, mesmo que as causas externas também sejam determinantes para o aparecimento do problema. “Observa-se uma prevalência maior de insônia entre gêmeos idênticos em comparação com os gêmeos não idênticos. Ela também é mais frequente entre parentes de primeiro grau do que na população em geral, sendo a associação mais forte entre mães e filhas. No entanto, não se sabe se a predisposição genética é mais importante doque os fatores ambientais, também considerados fundamentais para as doenças do sono”, afirma.


CONDICIONANTES Entre as condicionantes que predispõem o aparecimento da insônia, podemos citar, segundo Beato, “ser do sexo feminino, ter idade mais avançada, história prévia de transtorno de humor, ansiedade ou insônia e casos na família”. A insônia também pode ser decorrente de problemas rotineiros, como preocupações do dia a dia, problemas familiares, desemprego, doenças, morte de entes queridos, dentre outros. No caso da solução dos problemas e a permanência da insônia, é importante realizar um acompanhamento médico para traçar a melhor medida, sendo ela o acompanhamento por meio de terapias ou o uso de medicamentos sob prescrição médica.


DICAS PARA DORMIR BEM

- Manter um horário regular para dormir; - Realizar, pela noite, atividades que relaxam, como meditação; - Evitar atividades estimulantes; - Criar um ambiente que favoreça o sono, com pouca iluminação e sem ruídos; - Evitar, à noite, bebidas com cafeína, como café, alguns tipos de chá e achocolatados, além de energéticos; - Consumir, antes de dormir, alimentação leve, devendo-se evitar grandes refeições; - Desligar aparelhos eletrônicos e não ir para a cama com eles.

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