top of page
  • Foto do escritorEm Foco Mídia

O negativo hábito de procrastinar


Com o bombardeamento de informações e trabalhos ininterruptos, a falta de planejamento e organização das pessoas no cotidiano fica cada vez mais evidente. Desta maneira, é possível identificar que algumas deixam suas tarefas para depois ou até mesmo para a última hora. A procrastinação é o resultado da ausência de programação das obrigações diárias, refletida por um atraso irracional, que, consequentemente, acarreta na falta de qualidade do que deveria ser entregue.

De acordo com o psicólogo Piers Steel, da Universidade de Calgary, no Canadá, autor de estudos sobre o assunto e do livro A Equação de Deixar para Depois, diferentemente dos preguiçosos, que são aqueles que não têm vontade de realizar uma tarefa, os procrastinadores têm o interesse de efetuar seu trabalho, porém, acabam deixando seus afazeres acumularem, gerando estresse e cansaço desnecessários.

Mesmo sabendo que cada indivíduo possui seus próprios costumes, alguns hábitos podem ajudar. É fato que conseguir dormir mais cedo nem sempre é uma escolha da pessoa, entretanto, acordar e levantar no momento em que o despertador toca, sem adiá-lo por alguns minutos, já é um primeiro passo. Outra dica muito importante é ter metas e objetivos a curto, médio e longo prazos, pois, com foco e trabalho, é possível atingi-los, tanto na vida pessoal quanto na profissional.


MOTIVOS

As principais razões pelas quais adiamos as coisas são: falta de confiança e a insegurança, achar a tarefa difícil, chata ou pouco prazerosa, além da distração provocada pela impulsividade e/ou por outros atrativos, como TV, celular, redes sociais e internet, por exemplo. Quando você comete o ato de procrastinar, o que era importante, eventualmente, se torna urgente. Como consequência, a atividade a ser feita pode acabar não sendo entregue com a devida qualidade que se espera. Desse modo, quanto mais “enrolar”, mais atividades urgentes aparecerão na sua vida, o que vai impactar diretamente na administração do seu tempo e na realização de seus objetivos. Então é hora de se organizar. Não adianta somente querer, é necessário ação para que as coisas aconteçam. É importante saber que você é o único responsável por suas escolhas e seus planos. Defina seus objetivos e busque sempre a melhor solução possível, mesmo que não seja pelo caminho mais fácil. (Fabiano Lana)

bottom of page