Ser voluntário é uma ótima oportunidade de defender uma causa, apoiar uma organização, aprender novas habilidades e fazer a diferença em sua comunidade. Ser voluntário é doar o seu trabalho, tempo, talento e gentileza para acontecimentos de interesse social e/ou comunitário, podendo, assim, melhorar a qualidade de vida de uma ou mais pessoas, mesmo que o tempo dedicado seja pouco. Ser voluntário é uma maneira de ser gentil com outras pessoas. Podemos ser voluntários em diversas ocasiões: recolhendo o lixo jogado nas ruas, doando roupas que não utilizamos mais e alimentos para quem necessita, participando de campanhas educativas e muito mais, como podem ver no quadro ao lado. Essas são maneiras simples de sermos gentis, mas há várias outras possibilidades! Em uma rápida pesquisa na internet é possível conhecer instituições e organizações engajadas em voluntariado e também condutas para ser um bom e consciente voluntário. Faça a sua parte e melhore o dia de alguém!
Ações voluntárias para melhorar a sua região:
Incentivar o trabalho voluntário em creches.
Visitar asilos para boas conversas ou simplesmente ser uma boa companhia para quem precisa.
Elaborar e distribuir materiais com orientações sobre o que é uma boa alimentação.
Incentivar o debate entre a universidade, a escola e a comunidade.
Reunir mulheres grávidas para trocar experiências e realizar oficinas educativas.
Doar sangue periodicamente aos hemocentros e estimular outras pessoas a fazerem o mesmo.
Fazer campanhas de uso racional de água e de energia. a
Formar parcerias com setor público, empresas, associações e conselhos, a fim de resolver os problemas mais relevantes do bairro.
Incentivar o uso de sacolas reutilizáveis para compras.
Organizar ou participar de campanhas de doação de livros e de materiais didáticos para instituições e bibliotecas.
Fiscalizar a atuação dos políticos, exigindo que eles cumpram as promessas feitas durante as campanhas eleitorais.
Atuar como capacitador voluntário, promovendo orientação profissional para os pequenos negócios do bairro. Usar o seu talento (costura, crochê, tricô, música ou qualquer outra habilidade que você tenha) e separar um tempo por semana para doar, alegrando e fazendo o bem a quem necessita de sua ajuda.
Comentários